O Manifesto Ágil

O manifesto ágil é uma declaração de valores do desenvolvimento ágil de software, criada em 2001 por um grupo de profissionais da comunidade de desenvolvimento de software que estavam mudando as práticas do mercado, pois estavam insatisfeitos com  a situação atual do mercado. Eles já estavam produzindo software de maior valor para seus clientes, e queriam disseminar seus valores e princípios para a comunidade.

O manifesto original foi escrito por seus 17 criadores em 2001, nos Estados Unidos. A versão em português do manifesto pode ser encontrada em neste link.

Os valores do manifesto

Os autores do manifesto entendiam que estavam encontrando melhores formas de desenvolver software, fundamentadas nos seguintes valores:

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Com isso não quiseram dizer que processos e ferramentas não são importantes, mas que indivíduos e interações são mais.

Na indústria de desenvolvimento de software, um time bom com ferramentas e processos medíocres tem desempenho superior, ou seja, entrega mais valor, que um time medíocre com ótimas ferramentas e processos.

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

É o software em funcionamento que mostra o seu real valor para o cliente e seu negócio.

Quanto mais frequente entregar software funcionando, melhor. O desenvolvimento de software iterativo permite apresentar valor ao cliente com frequência, conduz o time a produzir software estável e de qualidade, e permite a construção de um processo de feedback para melhoria contínua do ciclo de desenvolvimento.

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

A colaboração com o cliente é mais importante que a pura negociação de contratos, pois times ágeis procuram construir projetos em que todos os envolvidos estejam alinhados com os mesmos objetivos, o que muitas vezes contratos não fazem. É muito comum ver contratos colocando o fornecedor e o cliente em posições difíceis, muitas vezes opostas.
Times ágeis buscam construir um ambiente de colaboração com o cliente, fazendo com que todos dêem o seu melhor para atingir os objetivos comuns.

Responder a mudanças mais que seguir um plano

Times ágeis buscam se adaptar as mudanças pois sabem que é a melhor forma de entregar valor ao seu cliente. Usuários mudam de ideia sobre funcionalidades e prioridades, o mercado do cliente muda e ele precisa definir novos requisitos, e outros requisitos deixam de ser prioridade. O plano é apenas uma visão do futuro, e times ágeis sabem que ele precisa ser adaptado quando novo conhecimento é adquirido.

Os 12 princípios do manifesto

O manifesto também apresenta 12 princípios que guiam o desenvolvimento de software ágil.

Estou tratando os 12 princípios em uma série de postagens, que podem ser acessadas diretamente da relação. Tem interesse que eu escreva mais sobre algum dos princípios em particular? Então deixa uma mensagem nos comentários que eu buscarei priorizar 😉

São eles:

  • Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.
  • Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.
  • Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
  • Pessoas relacionadas a negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto.
  • Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessários, e confiar que farão seu trabalho.
  • O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
  • Software funcional é a medida primária de progresso.
  • Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.
  • Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.
  • Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.
  • As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.
  • Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.
Anúncios