Como evitar preocupações e começar a viver

Como evitar preocupações e começar a viver (How to Stop Worrying and Start Living), de autoria do escritor americano Dale Carnegie, foi publicado pela primeira vez em 1948. Na obra o autor apresenta técnicas práticas de como lidar com as preocupações, de forma que possamos viver mais felizes e obter melhores resultados na vida. Segundo o autor, a preocupação é responsável por grande parte da infelicidade e raiz de muitos sofrimentos e doenças. A obra nos ensina a tomarmos consciência de nossas preocupações, de forma que podemos trabalhar para eliminá-las ou minimizá-las. (Compre na Amazon.com.br)

Referências

Fatos fundamentais que você deve saber a respeito das preocupações

Na primeira parte do livro, Dale Carnegie nos apresenta fatos e consequências que devemos conhecer a respeito das preocupações, e como evitá-las.

Para evitar as preocupações, o primeiro princípio do livro sugere que se viva em compartimentos diários hermeticamente fechados. “O fardo de amanhã, acrescentado ao fardo de ontem, carregado hoje, faz com que os mais fortes vacilem.”

O segundo princípio apresenta uma fórmula simples e efetiva para eliminarmos as preocupações a respeito de alguma complicação. Quando frente a um problema, experimente estas 3 etapas:

  1. Pergunte-se: “qual a pior coisa que poderá me acontecer, se eu não puder resolver o meu problema?”
  2. Prepare-se, mentalmente, para aceitar o pior, se necessário.
  3. Depois, calmamente, procure melhorar a situação, partindo do pior – o que você já concordou, mentalmente, em aceitar.

Por último, precisamos ter consciência do alto preço que pagamos pelas preocupações em termos de saúde. As preocupações são responsáveis por mais casos de enfermidade severa que muitos vírus e bactérias. “Aqueles que não sabem como combater as preocupações morrem jovens.

Técnicas básicas para a análise das preocupações

A segunda parte do livro é dedicada à análise das preocupações, pois muitas vezes nos preocupamos sem sequer saber exatamente qual é o problema nem sua dimensão, se é que temos um problema real.

Um princípio fundamental para lidar com as preocupações é obter os fatos, pois a maior parte das preocupações existentes no mundo é causada pelo fato de as pessoas tomarem decisões antes mesmo de ter conhecimento suficiente no qual embasar suas decisões.

Após pesar cuidadosamente os fatos, deve-se imediatamente tomar uma decisão. Postergar decisões mantém preocupações e aflições.

Para fechar o ciclo, após analisar fatos e tomar uma decisão, ponha-se em ação para levar avante a decisão tomada. E deixe de lado qualquer preocupação quanto ao que poderá advir, tendo consciência de que tomou a melhor decisão possível.

No trabalho também devemos agir sobre as preocupações. O quarto princípio da segunda parte sugere que, quando você, ou qualquer das pessoas com as quais trabalha, forem tentados a se preocupar com algum problema, responda as seguintes perguntas:

  1. Qual é o problema?
  2. Qual a causa do problema?
  3. Quais as soluções possíveis?
  4. Qual a melhor solução?
Anúncios