A minha rotina diária me atende em dois principais propósitos. O primeiro, é fazer uma reflexão sobre esse dia, visitando o passado. O segundo é bem operacional, ajustar pontualmente o plano do dia.
Revisitar a história do dia
Reviso a entrada do dia no meu diário, revisitando a minha memória dos acontecimentos deste dia. Me faz muito bem revisitar momentos especiais do passado, viagens que fiz, conquistas pessoais e profissionais, etapas da vida dos filhos…
Eu revisito tanto na minha agenda pessoal, como também na agenda profissional. Sim, mantenho estas duas separadas.
Revisar as próximas atividades
Esse é o momento em que eu avalio as próximas atividades no meu processo GTD que rodo no Nirvana, e planejo aquilo que irei endereçar no dia.
Também avalio as tarefas pendentes no board de atividades da minha equipe. Normalmente quadros Kanban suportados por ferramentas como Jira, Trello, etc.
Revisar as comunicações
Primeiro momento do dia em que dou uma repassada nas caixas de e-mails e comunicadores como Slack, Teams e afins, para identificar necessidades (que devem ir para o Nirvana) e fazer follow-ups.
É nessa etapa que o planejamento diário pode esticar um pouco, dependendo do que vem pela frente… No mais é um processo rápido que leva menos de 10 minutos e agrega muito na minha rotina.
- Esta página é parte do meu processo de gestão pessoal.