Gerir a si próprio é uma habilidade muito importante para a vida, para a carreira, e para a gestão de outros.
Aqui compartilho um pouco dos hábitos e rotinas que compreendem a minha gestão pessoal.
Rotinas de planejamento
Conjunto de rotinas que incorporo no meu planejamento. Elas atendem as rotinas do método GTD, mas não se limitam ao seu escopo. Aqui eu incluo introspecção e reflexão também.
- Planejamento Semanal: Toda segunda-feira pela manhã faço o meu planejamento semanal.
- Planejamento Diário: Rápida rotina diária para ajuste revisão e ajuste do planejamento.
- Revisão Semanal: Sexta-feira, ao final do expediente de trabalho, faço minha revisão semanal.
- Retrospectiva Mensal: Na última sexta-feira do mês faço uma retrospectiva do ciclo que se passou.
Blocos de trabalho
Desde que ouvi sobre o conceito de blocos de trabalho, passei a buscar utilizá-lo no meu dia a dia.
Isso começou com a frustração de ver a minha agenda profissional ser diariamente alvejada por reuniões, sobrando janelas de 30min ou 1h, onde passava a ser difícil focar em alguma coisa, ou concluir algum trabalho relevante.
Um bloco permite focar por um razoável período de tempo (ao menos 2 horas) em alguma tarefa importante, ou mesmo em diversas tarefas do mesmo contexto, executadas em lote (ou batching).
Não é que os blocos não falhem. É comum ter de priorizar uma ou outra reunião importante no meio de um bloco. Mas o bloco está lá para gerar resistência. E com eles consigo evitar muitas daquelas pequenas reuniões que são marcadas de forma ad hoc todos os dias, que são naturalmente ajustadas por seus autores para janelas de horário mais oportunas, ou que mesmo não considero relevantes e por isso não participo.
Alguns blocos que tenho adotado no meu dia a dia:
- Weekly planning: Toda segunda-feira pela manhã
- People routines: Toda quarta-feira pela manhã
- Team routines: Toda quinta-feira pela manhã