Dicas para uma boa videoconferência

O trabalho remoto é uma realidade muito forte em diversos segmentos profissionais. A pandemia da COVID-19 estimulou ainda mais essa necessidade em diversas outras áreas. Em muitas, a mudança possivelmente veio pra ficar, mesmo quando a pandemia for superada.

Se, assim como para mim, as videoconferências por Zoom, Meet, Teams, Skype e afins tornaram-se parte do seu cotidiano no trabalho, então eu gostaria de compartilhar algumas dicas que podem ser bem úteis.

  1. Procure abrir a sua câmera. Vai fazer uma grande diferença na sua carreira. Sério mesmo. As pessoas gostam de olhar no olho daqueles com quem estão conversando. Vão te conhecer melhor, te entender melhor através de sua comunicação não verbal, e vão desenvolver maior empatia por você.
  2. Preze pela qualidade do seu áudio e vídeo. Avalie se entrada e saída de áudio built-in do seu computador são adequados, ou se você não deveria utilizar um headset. O mesmo vale para o vídeo. E procure se posicionar próximo a câmera, de forma que o seu rosto ocupe boa parte da tela.
  3. Quando você não está falando, coloque no mudo. O ruído de fundo vai incomodar a reunião, então cuide sempre para se manter no mudo quando não está falando. Também é importante ter a sensibilidade de que, quando você está engajado em um diálogo ativo, ficar alternando muito entre mute/unmute pode mais atrapalhar do que ajudar. E lembre-se que você ainda está na videoconferência, apenas com o microfone fechado. Procure manter o engajamento na reunião. As pessoas percebem quando você está olhando pra tela mas fazendo outra coisa, como lendo e-mails…
  4. Evite distrações. As vezes é até necessidade para algumas pessoas em seu contexto de trabalho. Mas se possível procure não comer, alimentar seu pet, ou distrações similares, durante as videoconferências.
  5. Cuidado mínimo com a iluminação. Se o seu ambiente permitir, tome alguns cuidados básicos. Não tenha uma janela nas suas costas, por exemplo.

Com os impactos da pandemia da COVID-19 na vida e trabalho das pessoas, todos estão muito mais compreensivos com câmeras fechadas, ou mesmo outros pontos que destaquei. Isso porque muitos colaboradores estão trabalhando em condições longe das ideais. Ainda assim, as dicas são pertinentes e positivas.

Enfim, são algumas dicas simples. Muitas podem ser inclusive óbvias para você. Mas elas são bem importantes. Procure colocar um esforço nelas, para que sua participação em videoconferências seja mais eficiente, para você e para os outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s