Quando o tempo chega (por Seth Godin)

E ele sempre chega.

Más decisões acontecem por uma das duas razões:

A. Você está com muita pressa e não pode processar todas as informações corretamente. Mas mais frequentemente…

B. As repercussões de sua decisão não acontecerão por meses ou anos. É por isso que não poupamos para a aposentadoria, não prestamos atenção a questões ambientais de longo prazo e, tragicamente, toleramos (ou nos deixamos influenciar por) discursos irracionais sobre coisas como vacinas*. Pode ser atraente ou tranquilizante promover uma ideia paliativa agora, mas anos mais tarde, quando crianças inocentes estão doentes e morrendo, os arrependimentos são reais.

Uma má decisão não é apenas ruim porque somos desinformados ou estúpidos. Pode ser ruim porque somos influenciados pelo conforto a curto prazo e ignoramos as implicações a longo prazo. Uma decisão ruim pode parecer boa no curto prazo, uma decisão sincera de alguém que tem boa intenção. Mas gera um problema no longo prazo.

Eula Biss escreveu um livro bonito e honesto sobre essa lacuna. Sobre como podemos cair na armadilha de sermos bem intencionados, emocionais e sonoros no curto prazo, mas como a verdade do tempo muda a maneira como vemos as coisas.

Nosso trabalho como líderes (e todos somos, de alguma forma) é elevar o longo prazo em nome daqueles com quem nos preocupamos, independentemente de quão duro o marketing e o ruído em torno de nós nos encoraja a sucumbir ao conforto imediato.

Todo mundo tem sentimentos e opiniões, mas o futuro os ignora.

Seth Godin (When Time Catches Up)

* O autor refere-se a um caso ocorrido em uma comunidade americana, onde se espalhou boato sobre vacinas, que gerou um problema de saúde pública no longo prazo.

Quem ocupa posições de liderança não pode se preocupar em apenas resolver os problemas no curto prazo. Um verdadeiro líder se preocupa com o futuro, não só do negócio mas também das pessoas que compõem ele. É fundamental visão sistêmica e de longo prazo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s