Os Valores do Scrum

O framework Scrum possui uma dinâmica de funcionamento relativamente simples, que é composta por um pequeno conjunto de eventos, papéis e artefatos. Mas tão ou mais importante que a implementação desta mecânica, é a vivência do valores do Scrum. Quando praticados pelo Time do Scrum, os valores do comprometimento, coragem, foco, abertura e respeito criam o ambiente em que os pilares do Scrum, de transparência, adaptação e inspeção, são vivos e a confiança do time é estabelecida.

São cinco os valores que sustentam um Time de Scrum:

Valores do Scrum
Valores do Scrum

Comprometimento

No Scrum cada pessoa deve estar comprometida com os objetivos do time e com a meta do Sprint. Não existe produção contínua de trabalho de valor sem comprometimento com os resultados.

Muito cuidado, comprometimento no Scrum (e ágil em geral) não é o heroísmo de fazer tudo o que um PO “manda fazer”, doa o que doer, para atingir seus objetivos a qualquer custo. O Scrum é um framework que auxilia o time, através da inspeção e adaptação, a encontrar um ritmo sustentável que vai gerar valor com cadência, com um nível de pressão interna sadia, suficiente para que o time alcance seus objetivos com qualidade, no menor tempo possível.

Coragem

Um Time de Scrum trabalha com coragem para fazer a coisa certa e encarar os problemas difíceis, dentro dos limites do framework.

Isso significa, entre outras coisas:

  • Mostrar coragem em não construir coisas que ninguém quer, respeitando o dinheiro do patrocinador do projeto.
  • Agir com transparência compartilhando informação que pode ajudar o time e a empresa.
  • Abraçar o empiricismo para lidar com a complexidade. Inspeção e adaptação promovem a mudança, muito importante para os processos de aprendizado e melhoria contínua.

Foco

No Scrum o time mantém o foco constante na meta da Sprint e nos objetivos do time.

O processo iterativo do Scrum promove o foco do time. Desta forma o time foca no que é mais importante no momento, que é o objetivo da Sprint. O time foca nas atividades necessárias para concluir as atividades de acordo com sua definição de pronto.

Abertura

O Time do Scrum e Stakeholders concordam em estarem abertos a respeito do trabalho a ser feito e dos desafios com a sua execução.

O Scrum requer que todos os envolvidos trabalhem com transparência, permitindo que a inspeção do processo ocorra com abertura, para que possam ser realizadas as adaptações necessárias. As pessoas estão abertas para dar e receber feedback, e a aprender umas com as outras.

Respeito

Os membros do Time do Scrum respeitam uns aos outros como pessoas capazes e independentes.

Cada pessoa tem um histórico de vida diferente, experiências diferentes, e todos mostram respeito por estas diferenças, pois a diversidade torna o Time mais forte. Diferenças de opiniões são sadias e respeitadas por todos, e são oportunidades de aprendizado para todos.

A vivência dos valores em um time faz toda a diferença no seu dia a dia, e no sucesso de sua aplicação da agilidade e do Scrum. Os 5 valores acima são um ótimo ponto de partida para a construção de um Time de Scrum que faz a diferença!

Seu time não vive estes valores? Provavelmente ele não tem performance também. Se você quer mudá-lo para melhor, não aguarde um Agile Coach ou Scrum Master resolver o problema. Embora seja o papel deles apoiar o desenvolvimento do time, é responsabilidade de todos buscar construir a sua excelência. Seja um agente de mudança! Comece por você. Construa o sucesso do seu Time!

Anúncios

Um comentário sobre “Os Valores do Scrum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s