Seu mindset é orientado ao crescimento?

Sempre acreditei que a nossa forma de pensar determina o nosso futuro e o nosso sucesso. Tudo que a gente cria de  primeiro criamos no nosso pensamento. A forma como encaramos e interpretamos as adversidades também são fruto do nosso pensamento, e influenciam nosso futuro. Já escrevi sobre isso em Qual a sua atitude profissional? e Não seja refém de seus problemas.

A nossa forma de pensar, ou mindset, pode ser classificada como mindset fixo ou mindset de crescimento. Essa é uma classificação que aprendi no livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck.

Mas o que é o mindset fixo e o mindset de crescimento?

epklein-crescimento

O mindset fixo é aquele que acredita que a inteligência e habilidade são dons de nascença. Tal qual a cor dos olhos. Se você tem, bom pra você. Pobre de quem não tem.

O mindset de crescimento, por outro lado, é aquele que acredita que podemos desenvolver habilidades. Esforço é um caminho para o auto desenvolvimento.

Quem pensa da forma fixa, acredita que já dispõe de tudo que pode, e assim, só lhe resta afirmar o que tem. Naturalmente acaba desenvolvendo a necessidade de parecer bem. E tem dificuldade de enxergar suas limitações, pois foca no que tem de bom.

Já quem tem o viés do crescimento, enxerga muito mais fácil suas limitações, pois acredita que pode desenvolvê-las. Logo, desenvolve ao natural a tendência para a busca constante de aprendizado.

O mindset fixo evita novos desafios, afinal suas limitações lhe desencorajam de enfrentá-los, e a falha pode mostrar aos outros quem ele realmente é. Já o mindset de crescimento abraça desafios. Se não tem a habilidade necessária, sabe que pode desenvolvê-la. Se falhar, aprende onde pode melhorar.

O mindset fixo encara os problemas sem esperança. O esforço é infrutífero. O mindset do crescimento encara adversidades com facilidade. O esforço é um caminho para a excelência.

Observe o resumo no infográfico abaixo:

mindset crescimento x mindset fixo


Você sabe qual é o seu mindset?

Se você ainda estiver na dúvida, pode fazer esse teste online no website oficial (disponível apenas em inglês).

Agora, se você gostaria de mudar seu mindset, saiba que isso é possível! Nosso cérebro tem a capacidade de monitorar os próprios pensamentos, e escolher a melhor reação à cada estímulo recebido.

Talvez não seja fácil, mas é possível! Comece julgando menos a si e aos outros em seu diálogo interno. Busque sintonizar nas oportunidades e ações construtivas. O que posso aprender disso? Como posso melhorar? Como posso ajudar os outros a serem melhores?

Anúncios

Um comentário sobre “Seu mindset é orientado ao crescimento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s