Qual a sua atitude profissional?

A forma como você encara as adversidades, demonstram qual a sua atitude profissional. A consciência sobre esse comportamento é muito importante, porque nada é imutável e todos podemos trabalhar de forma pró-ativa para mudar nossa perspectiva diante das situações. Essa mudança impacta diretamente nos resultados que geramos para nós mesmos, em especial, no dia a dia profissional.

Atitude!

Digo isso, pois diariamente vejo ótimos profissionais se frustrando por expectativas não atendidas.

“Meu colega não apresenta o senso de coletivo que seria o ideal para o melhor desempenho do trabalho do grupo.”

“O projeto está cheio de problemas. Alguém não fez direito seu trabalho. É praticamente impossível fazer um bom trabalho aqui.”

“A empresa não oferece as condições ideais para o melhor desempenho individual e do time. Não temos condições de fazer o nosso melhor.”

É natural e importante identificarmos os problemas. Até aí tudo bem, pois sempre vai haver alguma dificuldade e enxergá-las nos permitirá conhecer as oportunidades de melhoria. O grande ponto é a forma como reagimos frente às adversidades.

Todo problema pode ser encarado como uma desculpa ou como uma oportunidade. E isso faz toda a diferença.

Um problema é uma muleta perfeita. É através dele que a pessoa se protege da responsabilidade. Se coloca facilmente como vítima das circunstâncias. E quando esse comportamento vira um hábito, as consequências são fatais, dentre os quais os mais observados são:

  • Ela se contamina com o pessimismo, que é espalhado para os outros ao seu redor.
  • Motivação e desempenho são impactados significativamente.
  • O profissional não gera bons resultados, fica estagnado, e muitas vezes se pergunta por que não ganha responsabilidades.

Proatividade é muito mais do que simplesmente buscar atividades para fazer. Significa atitude de nos responsabilizarmos por nossas ações. É não culpar os outros, o ambiente ou as circunstâncias pelo nosso comportamento. É ter o direcionamento orientado para a busca de soluções soluções e geração de bons resultados.

Os problemas também podem ser encarados como oportunidades. Ao invés de nos desculparmos, nos desafiamos para buscar uma solução. Com ânimo e disposição fazemos mais, não importam as circunstâncias. Assumimos a responsabilidade pela ação. E novas oportunidades sempre caem no colo daqueles que assumem responsabilidades.

O colega não é bom no trabalho de time? É uma ótima oportunidade para mostrar integridade aos valores do trabalho em equipe. Seu entusiasmo e dedicação ao grupo serão seguidos como exemplo e influenciarão não só ele, como todo o teu time.

O projeto tem problemas? Nada é perfeito. Tudo tem problemas. Perfeccionismo é um defeito mascarado de virtude, pois nos inibe de entregar valor rápido. Mostre atitude. Construa soluções criativas para os problemas e siga em frente.

E se a empresa não te oferece condições ideais, saiba que não é exclusividade sua. Nenhuma oferece as condições ideais. Os problemas e dificuldades só são outros (às vezes). Crie melhores condições no seu ambiente, gere valor, enxergue novas oportunidades. E sua reputação vai te seguir.

No final das contas é tudo questão de perspectiva.

Anúncios

4 comentários sobre “Qual a sua atitude profissional?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s