Microgerenciamento em projetos ágeis: bom ou ruim?

Quando falamos em microgerenciamento dentro de projetos, seja de qual natureza este for, normalmente a primeira imagem que nos vem na cabeça é negativa: Por exemplo, um gerente de projetos controlando todas as atividades de uma ou mais equipes, através de ferramentas de gestão. Seja planilhas, diagramas de Gantt e outros. Tudo com bastante rigor e preciosismo.

Mas associar esta imagem com o termo microgerenciamento é uma visão limitada que inclusive gera bastante descrédito para a prática em si e para o gerenciamento de projetos como um todo. Acredito que o microgerenciamento tem o seu aspecto positivo quando se busca atributos como desempenho e qualidade.

Na minha opinião microgerenciamento é uma atividade inerente ao trabalho em equipe. Ele faz parte da convivência em família, do trabalho escolar em grupo, e do desenvolvimento profissional de projetos em times. Logo a definição de bom ou ruim está muito mais relacionada ao como ele é feito e por quem, do que sua simples execução.

Um exemplo: Em família, quando decidimos quem vai buscar as crianças na escola, tirar o lixo, fazer compras, cozinhar, lavar louça, etc, não estamos fazendo a organização do trabalho do dia? Isso é microgerenciamento! Em projetos ágeis é a mesma coisa, o time se comunica para organizar as suas atividades diárias.

Para quem já se perguntou por que os times ideais de Scrum não passam de 7 ou 8 membros, aí está uma boa explicação. O ser humano aprendeu, ao longo dos séculos, a se organizar de forma empírica em pequenos grupos (famílias). Assim, quando nestes pequenos grupos, podemos dispensar processos formais e complicados para organizar o nosso trabalho. Em grupos maiores precisamos de ferramentas e processos para nos apoiar, pois entramos em um cenário complexo onde dificilmente sabemos nos organizar de forma efetiva.

Microgerenciamento e os métodos ágeis

Por causa de má interpretação dos princípios do Manifesto Ágil, muita gente pensa que os métodos ágeis não endereçam adequadamente questões de gerenciamento. Pelo contrário, os métodos ágeis reconhecem a complexidade do trabalho e oferecem ferramentas de organização, ou microgerenciamento, de atividades.

Analisando o Scrum, por exemplo, podemos ver claramente as responsabilidades sobre o gerenciamento.

O Product Owner é responsável pelo gerenciamento do escopo do projeto. Esse gerenciamento considera prioritariamente o valor gerado para o cliente, mas leva em consideração também outras variáveis.

Já o time de desenvolvimento é responsável pelo microgerenciamento das atividades da Sprint. Afinal ele é a parte mais competente para realizar esta atividade, pois é quem resolve o problema na sua raiz. E como o time microgerencia o Sprint?

  • Na Planning, o time define como cada atividade será resolvida.
  • Durante a Sprint, o time realiza as reuniões diárias. O principal objetivo desta reunião é justamente fazer o alinhamento (microgerenciamento) da condução das atividades, fazendo com que todos tenham conhecimento do andamento e dos impedimentos encontrados.

Através destas cerimônias, os principais problemas de gerenciamento são endereçados pelo time.

Conclusão

Fazendo uma análise mais aprofundada do assunto, fica evidente que a microgerência de atividades é uma etapa necessária no trabalho em equipe que busca qualidade e alto desempenho.

Reconhecendo os desafios da teoria da complexidade, os métodos ágeis endereçam as questões de microgerenciamento na ponta, onde diversos participantes do processo são responsáveis pelo gerenciamento e controle das atividades de sua responsabilidade. Para isso se faz necessário distribuição de controle, autonomia e responsabilidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s