Planeje suas conquistas em 2015!

O ano novo acabou de começar!

Para a maioria das pessoas, o momento da virada foi de grandes sonhos para o 2015. Quem não quer ser mais feliz, ter mais dinheiro, menos problemas e preocupações, viajar mais? Você certamente tem estes e outros sonhos. Sonhar não custa nada.

Mas, embora sonhar não custe nada, buscar e atingir objetivos tem o seu preço. Ninguém conquista nada sem esforço e dedicação.

Como você quer chegar ao final de 2015? Com a sensação de que mais um ano se foi, postergando os mesmos sonhos para 2016? Ou com uma vida melhor, cheia de realizações, e com aspirações ainda maiores para 2016?

Se, assim como eu, você quer conquistar muito neste ano, é preciso começar a atuar na realização dos seus objetivos. Para isso, nada melhor do que planejar as suas ações. Para que você seja mais efetivo, deixo algumas dicas fundamentais!

1. Defina seus Objetivos

A forma mais efetiva de se atingir resultados é definindo claramente seus objetivos. Ao invés de esperar por coisas boas acontecerem, determine o que você quer de bom para você. É importante analisar todas as áreas de sua vida, como família, aprendizado e crescimento, trabalho e carreira, saúde e outros. Defina objetivos claros para os próximos anos em cada uma destas áreas. Revise-os e os separe em objetivos de curto, médio, e longo prazo.

2. Priorize seus Objetivos

Ao revisar seus objetivos previamente definidos, priorize-os em ordem de importância. Defina os objetivos de curto, médio e longo prazo mais prioritários. Priorizar é fundamental para um bom planejamento e para gerar foco na realização do plano.

3. Registre seus Objetivos

Seja em papel ou em um sistema digital de sua preferência, em forma de tarefas ou uma lista em seu diário. É fundamental que você escreva seus objetivos para consulta. Assim você nunca perde clareza e nem se esquece dos seus objetivos.

Diz-se que 3% das pessoas possuem objetivos escritos, e as demais trabalham para elas.

4. Construa um Plano de Ação Claro

“O segredo não é priorizar o que está na sua agenda,
mas agendar as suas prioridades.”
Stephen R. Covey

Decida quando você quer conquistar cada objetivo priorizado. Definindo datas para cada um. A melhor forma de construir um Plano de Ação é desenhando uma linha do tempo, dispondo seus objetivos sobre ela. Pode-se utilizar Post-Its em um quadro branco ou até mesmo sobre uma mesa ou na parede, por exemplo. Seja mais específico com os objetivos de curto prazo. Para o planejamento dos próximos 3 anos, por exemplo, você poderia utilizar a seguinte escala como base:

Jan/15 – Fev/15 – Mar/15 – 2ºQ/15 – 3ºQ/15 – 4ºQ/15 – 1ºS/16 – 2ºS/16 – 2017

Uma vez que seus objetivos estão dispostos na linha do tempo do seu Plano de Ação, é hora de determinar as etapas necessárias para atingi-los, colocando-as também na linha do tempo. Uma boa estratégia é defini-los na cronologia inversa, do futuro para o presente.

Para cada objetivo, imagine-se no momento futuro, onde você o realizou, e então pergunte-se: “Para chegar aqui, qual etapa anterior precisei realizar?” Repita esta pergunta até definir todas as etapas para conquistar o seu objetivo.

A medida que o tempo vai passando, você vai revisando e refinando o seu plano, de forma a ter as datas mais próximas sempre bem definidas.

5. Comprometa-se com seus Objetivos

Gere comprometimento para com seus objetivos. Para isso sempre reflita e evidencie o que você ganha conquistando seu objetivo, assim como o que você perde ao não realizá-lo.

Uma outra forma legal de aumentar seu comprometimento é contando seus objetivos para familiares, amigos e colegas de trabalho. Assim você se sentirá mais obrigado a realizar seus objetivos para não desapontá-los.

6. Engajamento de Familiares e Amigos

Não existe nada pior para a realização de objetivos do que não ter o apoio diário de sua família e amigos mais próximos. Portanto, traga-os para próximo do seu planejamento. Defina objetivos com eles, e deixe bem claro o que você ganha e também o que eles ganham com as suas conquistas. Assim eles estarão não só ao seu lado, mas também lhe dando aquele empurrãozinho nos momentos em que a energia está em baixa.
E aí, está pronto para colocar seu plano em prática? Então bom trabalho!

Quer ir além e não sabe como? Entre em contato e conheça mais sobre o processo de Coaching e como ele pode te apoiar na realização de todos os seus objetivos!

E muito sucesso em 2015!

Anúncios

Um comentário sobre “Planeje suas conquistas em 2015!

  1. […] Planejar seus objetivos de ano novo: Quem constrói um plano e o executa, atinge seus objetivos. Quem não faz, deixa para o dia seguinte, ou até mesmo esquece no meio do percurso. No início de 2015 escrevi aqui no blog uma postagem com dicas de como traçar um plano anual. O texto é atual e perfeitamente aplicável, e você pode conferí-lo neste link. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s